O que é ferrugem de espargos: dicas sobre como tratar a ferrugem em plantas de espargos
Por: Mary H. Dyer, escritora credenciada do Garden
A doença da ferrugem do aspargo é uma doença comum, porém extremamente destrutiva, que afetou as culturas de aspargos em todo o mundo. Continue lendo para saber mais sobre o controle e tratamento da ferrugem do aspargo em seu jardim.
O que é ferrugem do aspargo?
A ferrugem do aspargo é uma doença fúngica que ataca os espessos topos verdes das plantas de aspargos. Se a doença continuar, as raízes e a copa da planta serão afetadas e a planta será severamente enfraquecida. Como resultado, as lanças de aspargos são menores e menos numerosas.
Plantas severamente afetadas podem morrer durante o clima quente e seco do verão. Além disso, a doença da ferrugem do aspargo causa estresse nas plantas, tornando-as mais suscetíveis a outras doenças, como a podridão do fusário.
Os esporos da ferrugem vivem nos resíduos das plantas durante o inverno e germinam no início da primavera. A doença se espalha pelo vento e pela chuva e se espalha rapidamente durante o tempo chuvoso ou nevoento ou nas manhãs úmidas e úmidas. Esporos de laranja enferrujados no topo do caule são o primeiro sinal da doença e são evidentes durante o verão.
Controle de ferrugem de espargos
O tratamento da ferrugem nos espargos envolve algumas medidas preventivas. Aqui estão algumas dicas que ajudarão com isso, bem como para o gerenciamento de plantas quando a doença da ferrugem se desenvolver.
Corte as hastes e as partes superiores afetadas. Limpe camas de espargos severamente infectadas. Queime os detritos ou descarte-os com segurança longe do jardim. Além disso, destrua as plantas de aspargos silvestres ou voluntários que crescem na área, incluindo plantas encontradas ao longo de cercas ou estradas.
Ao colher espargos, use uma faca afiada para cortar lanças abaixo da superfície do solo. Isso pode ajudar a impedir que a doença de ferrugem do aspargo se desenvolva nos tocos.
Após a colheita, pulverize as hastes e folhagens restantes com um spray fungicida ou poeira contendo ingredientes ativos como mancozeb, myclobutanil, clorotalonil ou tebuconazol, repetindo a cada sete a 10 dias ou de acordo com as instruções do rótulo. Lembre-se de que alguns fungicidas são mais utilizados como preventivos.
Regue as plantas com aspargo com cuidado, evitando a sobre e a sub-rega.
Plante aspargos em uma área onde os ventos dominantes proporcionem uma boa circulação de ar ao redor das plantas. Evite aglomerações. Além disso, plante novos espargos em um local longe das áreas onde as plantas infectadas cresceram.
Evite a ferrugem do aspargo plantando variedades de aspargos resistentes à ferrugem, como 'Martha Washington' e 'Jersey Giant'. Peça ao seu Agente de Extensão Cooperativa local informações mais específicas sobre o controle da ferrugem do aspargo e sobre os tipos de cultivares de aspargos resistentes à ferrugem que apresentam bom desempenho em seu ambiente. área.
Deixe O Seu Comentário