Os rizomorfos são bons ou ruins: o que os rizomorfos fazem
Por: Ilana Goldowitz Jimenez, cientista e escritor de plantas
Os fungos são extremamente importantes para plantar a vida como parceiros e como inimigos. Eles são os principais componentes de ecossistemas de jardins saudáveis, onde decompõem a matéria orgânica, ajudam a construir o solo e formam parcerias com as raízes das plantas.
A maioria das partes dos fungos é microscópica. Algumas espécies produzem cadeias lineares de células chamadas hifas, que por si só são muito estreitas também; outros, chamados leveduras, crescem como células únicas. As hifas fúngicas viajam invisivelmente pelo solo e colonizam os recursos alimentares. No entanto, muitas espécies de fungos usam hifas para formar estruturas maiores que você pode encontrar em seu jardim ou quintal. Todos nós já vimos cogumelos, mas jardineiros observadores podem ser capazes de identificar outra estrutura fúngica, o rizomorfo.
O que são rizomorfos?
Um rizomorfo é uma agregação semelhante a uma corda de muitos fios hifais. A palavra "rizomorfo" significa literalmente "forma raiz". Os rizomorfos são assim chamados porque se assemelham às raízes das plantas.
Rizomorfos em um quintal ou floresta são um sinal de uma comunidade vibrante de fungos. Você pode tê-los visto no solo, sob a casca de árvores moribundas ou enrolado em tocos em decomposição.
Os rizomorfos são bons ou ruins?
Os fungos que formam rizomorfos podem ser aliados de plantas, inimigos de plantas ou decompositores neutros. Encontrar um rizomorfo no seu jardim não é necessariamente bom ou ruim em si. Tudo depende de quais espécies de fungos são a fonte do rizomorfo e se as plantas próximas são saudáveis ou doentes.
Um inimigo de planta que forma rizomorfos é o fungo bootlace (Armillaria mellea) Esta espécie de Armillaria é uma das principais causas de podridão das raízes que geralmente mata árvores e arbustos. Pode infectar árvores previamente saudáveis de espécies suscetíveis ou atacar espécimes já fragilizados de outras espécies de árvores. Os rizomorfos preto ou marrom avermelhado desta espécie crescem logo abaixo da casca da árvore infectada e no solo circundante. Eles se assemelham a cadarços de botas e podem atingir 5 mm. De diâmetro. Se você encontrar um desses rizomorfos em uma árvore, a árvore está infectada e provavelmente precisará ser removida.
Outros fungos formadores de rizomorfos são saprófitas, o que significa que vivem de material orgânico em decomposição, como folhas e troncos caídos. Eles indiretamente beneficiam as plantas, construindo o solo e desempenhando um papel importante nas redes alimentares do solo.
Alguns fungos micorrízicos formam rizomorfos. As micorrizas são alianças simbióticas entre plantas e fungos, nas quais o fungo fornece água e nutrientes absorvidos do solo para a planta em troca de carboidratos produzidos pela planta. Rizomorfos de longo alcance ajudam o parceiro fúngico a trazer água e nutrientes de um volume de solo muito maior do que as raízes da planta poderiam explorar por conta própria. Esses rizomorfos benéficos são importantes fontes de nutrientes para muitas espécies de árvores.
O que os rizomorfos fazem?
Para o fungo, as funções do rizomorfo incluem ramificar-se para procurar fontes alimentares adicionais e transportar nutrientes por longas distâncias. Rizomorfos em fungos podem viajar mais longe do que as hifas individuais. Alguns rizomorfos têm centros ocos semelhantes ao xilema da planta, o que permite ao fungo transportar grandes volumes de água e nutrientes solúveis em água.
Os fungos micorrízicos formadores de rizomorfos usam essas estruturas para localizar novas árvores com as quais se associar. O fungo bootlace usa seus rizomorfos para viajar pelo solo e alcançar novas árvores para infectar. É assim que o fungo se espalha pelas florestas de árvores suscetíveis.
Da próxima vez que vir cordas semelhantes a raízes no solo do jardim ou crescer em um tronco caído, pense nas informações sobre rizomorfos neste artigo e considere que elas podem não ser raízes, mas uma manifestação do mundo fúngico muitas vezes invisível.
Deixe O Seu Comentário