Batata-doce apodrecendo após a colheita - o que causa o apodrecimento da batata-doce
A batata-doce é suscetível não apenas a uma variedade de doenças que causam podridão à medida que cresce, mas também a apodrecimento da batata-doce. Vários patógenos bacterianos e fúngicos causam podridão no armazenamento de batata-doce. O artigo a seguir contém informações sobre doenças que podem resultar em apodrecimento da batata-doce após a colheita e como controlar a podridão da batata-doce durante o armazenamento.
Podrilhas de armazenamento de batata doce Fusarium
Como mencionado, existem vários patógenos que podem causar podridão no armazenamento de batata-doce, mas as doenças fúngicas causadas por Fusarium são os motivos mais comuns para perdas pós-colheita. A podridão superficial de Fusarium e a podridão radicular de Fusarium são causadas pelos fungos Fusarium.
Podridão superficial de Fusarium - A podridão superficial do Fusarium é comum em batatas-doces armazenadas após a colheita. A podridão da superfície também pode afetar os tubérculos que foram danificados por lesões mecânicas, nematóides, insetos ou outras pragas, antes da colheita. A doença apresenta-se como lesões marrons, firmes e secas nas raízes. Essas lesões permanecem bastante próximas da superfície da raiz. À medida que o tubérculo é armazenado, o tecido ao redor da lesão diminui e seca, resultando em um tubérculo mumificado e duro. A podridão da superfície é mais prevalente quando os tubérculos são colhidos mecanicamente quando o solo está frio e úmido ou excessivamente seco.
Podridão da raiz de Fusarium - A podridão das raízes do Fusarium é um pouco mais difícil de diagnosticar, pois parece muito com a podridão da superfície do Fusarium. De fato, às vezes a podridão superficial é um precursor da podridão radicular. As lesões da podridão radicular são redondas, manchadas de anéis concêntricos claros e escuros. Diferentemente da podridão superficial, a podridão radicular se estende profundamente no centro da raiz, afetando eventualmente toda a raiz. A lesão é mais esponjosa e úmida que o tecido saudável. Quando a podridão radicular começa no final do tubérculo, é chamada de podridão final do Fusarium. Como na podridão da superfície, o tecido infectado encolhe, seca e mumifica durante o curso do armazenamento, e a infecção ocorre através de feridas ou rachaduras no crescimento.
Fusarium pode residir no solo por anos. A podridão da superfície e da raiz pode se espalhar para raízes armazenadas saudáveis se forem danificadas por meios mecânicos ou pragas. Para reduzir a incidência da doença de Fusarium, pratique um bom saneamento e manuseie as raízes com cuidado para minimizar lesões. Controle nemátodos dos nós das raízes e outros insetos que podem danificar a pele da batata-doce e apenas raízes sem doenças de plantas que foram tratadas com fungicida.
Outros Rots de batata-doce
Podridão suave Rhizopus - Outra doença fúngica comum, a podridão mole de Rhizopus, é causada pelo fungo Rhyzopus stolonifer, também chamado de fungo mofo no pão. A infecção e a deterioração resultante geralmente começam em uma ou nas duas extremidades da raiz. Condições úmidas promovem esta doença. As batatas infectadas ficam macias e úmidas e apodrecem dentro de alguns dias. As batatas-doces ficam cobertas com crescimento de fungos acinzentado / preto, um sinal óbvio de podridão mole de Rhizopus vs. Esta podridão também vem com um odor acompanhante que atrai moscas da fruta.
Assim como no Fusarium, os esporos podem sobreviver nas doenças das culturas e no solo por um período prolongado e também infectam raízes através de feridas. As raízes são mais suscetíveis à doença pós-colheita quando a umidade relativa é de 75 a 85% e quanto mais tempo as raízes são armazenadas. Mais uma vez, manuseie os tubérculos com cuidado para evitar lesões que atuarão como um portal para a doença. Cure as batatas-doces antes de armazená-las e armazene as raízes a 55-60 F. (13-16 C.).
Podridão negra - Outras doenças podem resultar em apodrecimento da batata-doce após a colheita. Podridão negra, causada por Ceratocystis fimbriata, não apenas causa apodrecimento, mas também confere um sabor amargo à batata-doce. Pequenas manchas arredondadas, marrons escuras são os primeiros sinais de podridão negra. Essas manchas aumentam e mudam de tonalidade com estruturas fúngicas visíveis. As raízes podem parecer saudáveis na colheita, mas apodrecem após a colheita, onde os esporos são produzidos prodigiosamente e podem infectar rapidamente uma caixa inteira de tubérculos, bem como tudo o que entra em contato com eles.
Novamente, o patógeno sobrevive no solo em detritos das culturas. A doença pode ser controlada através da prática de rotação de culturas, desinfecção de equipamentos e cura adequada. Propagar plantas apenas a partir de estacas saudáveis.
Podridão de Java preto - Nas regiões sul dos Estados Unidos, a podridão negra de java, causada por Diplodia gossypina, é um dos podres de armazenamento mais destrutivos. Os tecidos infectados ficam amarelados a marrom avermelhado, ficando pretos à medida que as doenças progridem. A área em decomposição é firme e úmida. As raízes infectadas decaem completamente dentro de algumas semanas, depois mumificam e endurecem. Este é mais um fungo que sobrevive por anos em detritos do solo ou de culturas, bem como em equipamentos de ano para ano.
Como nas doenças fúngicas acima, a podridão negra de java exige uma ferida para infecção. O aumento do tempo de armazenamento e / ou o aumento da temperatura promovem a doença. Mais uma vez, para controlar esta doença, minimizar os ferimentos nas batatas doces, aplicar um fungicida nas raízes colhidas, curar os tubérculos adequadamente e armazenar as batatas a 55-60 F. (13-16 C.) com uma umidade relativa de 90% .
Podridão macia bacteriana, scurf e podridão de carvão são outras apodrecimentos pós-colheita que podem afetar a batata-doce, embora menos comumente.
Deixe O Seu Comentário