Plantas de jardim islâmico: criando jardins e paisagens islâmicos
O desejo de criar beleza nos arredores é uma característica humana, mas, em muitos casos, é também um reflexo das crenças religiosas. A tradição islâmica inclui jardins históricos construídos como resultado dos ensinamentos do Corão e como uma reação às condições áridas em que essas pessoas viviam. O projeto de jardins islâmicos de civilizações antigas, como Pérsia, Turquia, Ásia, Índia, Egito e Marrocos, para citar apenas alguns, ainda está em evidência como sítios arqueológicos e, ocasionalmente, jardins continuados.
Islamic Garden Design
As condições do deserto e a vegetação esparsa dominam grande parte do Oriente Médio e do oeste ao sudeste da Ásia. A falta de água e o sol premente, o vento e o calor exigem uma recuperação e abrigo do tempo constante. Jardins murados cheios de árvores, recursos hídricos, frutas e flores foram a resposta a essa necessidade e também glorificaram a Deus cercando os fiéis com Suas riquezas.
Nesses jardins serenos, os muçulmanos podiam contemplar e meditar sobre a natureza em paz e serenidade. Alguns jardins muçulmanos ainda persistem e apresentam características semelhantes aos exemplos do início do século 7 ao 16 do art.
Civilizações antigas honravam a Deus com artes de vários tipos. Construir um paraíso no jardim do Islã era uma maneira de honrar a Deus e apreciar a beleza que Ele lhes dera. Os jardins continham elementos mencionados especificamente no Corão, além de características emprestadas das tradições asiáticas e européias.
A criação de jardins e paisagens islâmicas em torno de propriedades e palácios aprimorou os edifícios e o estilo de vida daqueles que viviam lá, mas também forneceu áreas comuns com campos de jogos e atividades culturais. As plantas de jardim islâmicas costumavam ser trazidas de outros países, mas parte da flora era nativa e cultivada para obter o máximo efeito.
A maioria dos jardins islâmicos continha pátios, caminhos, fontes e áreas de lazer. Alguns até tinham jardins zoológicos e pistas de corrida. Um elemento que não é visto é estatuário, porque o Corão proíbe estritamente tais obras de arte. As vias navegáveis ajudaram a irrigar as plantas, mas também proporcionavam dimensão e som ao jardim. Freqüentemente, o jardim apresentava um quiosque, que poderia ser uma pequena estrutura semi-aberta ou mesmo um edifício fechado e fortificado.
Plantas de jardim islâmicas incluídas:
- Palmas de data
- Outras palmeiras nativas
- Melões
- Árvores de fruto enxertadas
- Ervas
- Outras árvores e vegetação
Criando jardins e paisagens islâmicos
A água não era apenas vida, mas também um símbolo de riqueza e prosperidade no Islã antigo. A localização seca de muitos praticantes da religião significava que a água era um bem valioso. Jardins com cursos d'água e características dominavam o tema e não apenas criavam oásis de sombra, umidade e calma, mas praticamente regavam a paisagem.
O jardim islâmico geralmente é projetado como um "quádruplo", que é onde a terra é dividida em quadrados por canais de água. Idealmente, o paraíso dos jardins do Islã era encontrado em cada praça, não importa quão grandes ou pequenas.
Esboçar os caminhos e as vias navegáveis primeiro ajudará o jardineiro moderno a imitar o estilo do jardim islâmico. Uma vez estabelecidos esses elementos básicos, o plantio de árvores de sombra alta, árvores frutíferas, arbustos e plantas com flores mais baixas atrai os outros recursos existentes.
Deixe O Seu Comentário