Fertilizando Tomates: Dicas Para Usar Fertilizantes de Plantas de Tomate
Os tomates, como muitas outras plantas anuais, são alimentadores pesados e se saem melhor quando fornecidos com muitos nutrientes para crescer durante a estação. Os fertilizantes, químicos ou orgânicos, podem ajudar a fornecer os nutrientes extras que o tomate precisa para crescer rapidamente. Mas o que é um bom fertilizante de tomate? E quando você deve fertilizar as plantas de tomate?
Continue lendo e responderemos às suas perguntas sobre fertilização de tomates.
Qual é o melhor fertilizante de tomate?
Qual fertilizante de tomate que você usa depende do conteúdo atual de nutrientes do seu solo. Antes de começar a fertilizar os tomates, é melhor testar seu solo.
Se o solo estiver corretamente equilibrado ou com alto teor de nitrogênio, use um fertilizante com um pouco mais baixo de nitrogênio e mais fósforo, como um fertilizante misto 5-10-5 ou 5-10-10.
Se você estiver com falta de nitrogênio, use um fertilizante equilibrado, como 8-8-8 ou 10-10-10.
Se você não conseguir realizar um teste de solo, a menos que tenha tido problemas no passado com plantas de tomate doentias, você pode assumir que possui um solo equilibrado e usa o fertilizante de tomate com fósforo mais alto.
Ao fertilizar plantas de tomate, tome cuidado para não usar muito nitrogênio. Isso resultará em uma planta de tomate verde e exuberante, com muito poucos tomates. Se você já teve esse problema no passado, pode até considerar simplesmente fornecer fósforo à planta em vez de um fertilizante completo para o tomate.
Quando usar fertilizantes para plantas de tomate
Os tomates devem ser fertilizados primeiro quando você os planta no jardim. Você pode então esperar até que eles dêem frutos para começar a fertilizar novamente. Depois que o tomate começar a dar frutos, adicione fertilizante leve uma vez a cada uma a duas semanas até que a primeira geada mate a planta.
Como fertilizar tomates
Ao fertilizar os tomates durante o plantio, misture o fertilizante com o solo na parte inferior do orifício de plantio e, em seguida, coloque um pouco de solo não fertilizado antes de colocar o tomateiro no buraco. Se o fertilizante bruto entrar em contato com as raízes da planta, ele poderá queimar o tomateiro.
Ao fertilizar as plantas de tomate depois que as frutas endurecem, primeiro verifique se a planta está bem regada. Se o tomateiro não for bem regado antes de ser fertilizado, ele poderá consumir muito fertilizante e queimar a planta.
Após a rega, espalhe o fertilizante no chão, iniciando a aproximadamente 15 cm da base da planta. Fertilizar muito perto do tomateiro pode resultar em adubação que escorre para o caule e queima o tomateiro.
Procurando dicas adicionais sobre o cultivo de tomates perfeitos? Baixe nossoLIVRE Guia de cultivo de tomate e aprenda a cultivar tomates deliciosos.
Deixe O Seu Comentário