Controle de doenças por podridão em palmeiras sagu
Por: Darcy Larum, Paisagista
As palmeiras de sagu podem ser um belo complemento para paisagens em zonas tropicais. Eles também podem ser grandes plantas de casa dramáticas em climas mais frios. Embora as palmeiras sagu estejam na família das cicadáceas e não nas palmas, elas podem ser suscetíveis a muitas das mesmas doenças fúngicas que as palmeiras verdadeiras. Continue lendo para saber mais sobre doenças por podridão nas palmeiras sagu e como evitá-las.
O que causa problemas de podridão na raiz da palma Sago?
A maior parte da podridão da palma de sagu provém do patógeno fúngico Phytophthora, que pode infectar qualquer parte da planta. Esses esporos de fungos prejudiciais geralmente são espalhados por água, insetos, ferramentas que não foram limpas entre o uso e plantas infectadas esfregando contra outras plantas.
A podridão das raízes da palma da sagu também pode ser causada pelo empilhamento do solo ou da cobertura morta na coroa ou no solo que não drena adequadamente. Muitas vezes, a podridão da palma da sagu é uma condição secundária que ocorre quando a planta é deficiente em nutrientes ou foi danificada.
Controle de doenças por podridão em palmeiras sagu
A prevenção é a maneira mais eficaz de lidar com doenças por podridão na palma da sagu.
Ao regar, aplique um fluxo lento e constante de água na zona da raiz, mas não diretamente na coroa / tronco da palma. Isso evitará respingos de solo possivelmente infectado e manterá as partes aéreas da planta mais secas. Uma rega lenta também permite que as plantas absorvam mais água, reduzindo o escoamento.
As palmeiras sagu preferem sombra nas tardes quentes. É melhor regá-los de manhã para dar bastante sol para secar a água que espirra. Antes de plantar uma palmeira sagu, você deve verificar a drenagem do local e alterá-la se não drenar adequadamente para evitar muitos problemas futuros de fungos.
O fluxo de ar adequado também é importante na prevenção da podridão do sagu. As plantas lotadas podem infectar cada uma delas com doenças fúngicas e criar áreas úmidas e sombreadas nas quais os patógenos fúngicos podem prosperar.
Além disso, sempre limpe suas podadoras com álcool ou água sanitária após cada uso. Feridas abertas de cortadores de ervas daninhas, cortadores de grama, danos a animais etc. podem deixar doenças e pragas nas plantas.
Se as palmeiras de sagu forem plantadas com profundidade ou cobertura excessiva na coroa da raiz, elas podem ser propensas à podridão da coroa. Manter suas camas livres de ervas daninhas também pode impedir a propagação de muitas doenças fúngicas.
A podridão rosa é uma doença fúngica comum das palmeiras sagu. É facilmente identificado por seus aglomerados de esporos rosa visíveis que se formam em qualquer parte da planta. Outros sintomas de doenças por podridão na palma da sagu incluem:
- cankers
- seiva de xarope marrom escorrendo para fora do tronco
- folhas amareladas, deformadas ou caindo
- aparência murcha contínua da planta
Você deve remover a folhagem infectada e, em seguida, tratar a planta com um spray fúngico ou fungicida sistêmico, se suspeitar de podridão da palma.
Quando as plantas são cultivadas em recipientes nos viveiros, muitos nutrientes valiosos podem ser retirados do solo devido à irrigação frequente. Ao comprar uma palmeira de sagu como planta de casa, coloque-a novamente em solo novo e fresco.
Seja uma planta de casa ou uma planta paisagística, as palmeiras sagu têm uma alta necessidade de magnésio. As deficiências nutricionais podem tornar as plantas mais suscetíveis a pragas e doenças. Para manter sua palma sagu saudável, fertilize-a com um fertilizante especializado, que deve ter magnésio extra (com números de N-P-K-Mg como 12-4-12-4). Um fertilizante 10-5-10 geral também será bom, mas as palmeiras sagu fazem melhor com fertilizantes de liberação lenta.
Deixe O Seu Comentário