Sintomas da podridão da haste da papaia - como controlar a podridão da haste em árvores de papaia
A podridão do caule do mamão, às vezes também conhecida como podridão do colarinho, podridão da raiz e podridão do pé, é uma síndrome que afeta o mamoeiro que pode ser causada por alguns patógenos diferentes. A podridão da haste da papaia pode ser um problema sério se não for tratada adequadamente. Continue lendo para saber mais sobre o que causa a podridão do caule de mamão e dicas para controlar a doença.
O que causa a podridão das hastes de mamão?
A podridão do caule em mamoeiros é uma síndrome e não uma doença específica, e sabe-se que ela é causada por vários patógenos diferentes. Esses incluem Phytophthora palmivora, Fusarium solanie várias espécies de Pythium. Estes são todos os fungos que infectam a árvore e induzem sintomas.
Sintomas da podridão da haste da papaia
A podridão do caule, não importa a causa, tende a afetar mais as árvores jovens, principalmente quando elas foram transplantadas recentemente. O caule da árvore ficará embebido em água e fraco, geralmente no nível do solo. Essa área encharcada de água se tornará uma lesão marrom ou preta e começará a apodrecer.
Às vezes, é visível um crescimento branco e macio do fungo. As folhas podem ficar amarelas e caídas, e eventualmente a árvore inteira falhará e entrará em colapso.
Controle da podridão da haste do mamão
Os fungos que causam podridão do caule de mamão prosperam em condições úmidas. É provável que o alagamento das raízes da árvore leve à podridão do caule. A melhor maneira de impedir que o fungo apareça é plantar suas mudas de mamão em solo bem drenado.
Ao transplantar, verifique se a linha do solo está no mesmo nível do tronco que era antes - nunca construa o solo ao redor do tronco.
Ao plantar mudas, manuseie-as com cuidado. Lesões em suas hastes delicadas criam uma porta de entrada para fungos.
Se um mamão mostra sinais de podridão do caule, não pode ser salvo. Desenterre as plantas infectadas e destrua-as, e não plante mais árvores no mesmo local, pois os fungos apodrecem no solo e ficam ali à espera do próximo hospedeiro.
Deixe O Seu Comentário