As sementes expiradas ainda crescem: plantando com pacotes de sementes expiradas
Muitas pessoas começam a jardinar não apenas como um meio de cultivar frutas e legumes saudáveis e nutritivos, mas também para economizar dinheiro. Cultivar uma colheita de seus vegetais favoritos pode ser uma delícia absoluta, assim como ervas e flores para o jardim. No entanto, a cada estação, os produtores com espaço limitado podem ficar com sementes de jardim não utilizadas. Em muitos casos, essas sementes são armazenadas para fins de segurança, acumulando-se lentamente com o que muitos chamam de comunidade de jardinagem como um "estoque de sementes". Então, as sementes velhas ainda são boas para o plantio ou é melhor adquirir mais? Leia mais para descobrir.
Noções básicas sobre datas de vencimento de sementes
Se você olhar na parte de trás do seu pacote de sementes, deve haver algum tipo de informação datada, pelo menos nas fontes mais respeitáveis. Por exemplo, pode ter uma data de “empacotado para”, normalmente quando as sementes foram embaladas, não necessariamente quando foram colhidas. Como ocorre com muitos itens encontrados no supermercado, você pode ter uma data de “venda até” ou “melhor até”, o que normalmente indica o final do ano em que essas sementes foram embaladas.
Além disso, muitas embalagens de sementes incluem uma data "semear até", que não representa o frescor das sementes, mas a validade resultante de um teste de germinação realizado anteriormente antes da embalagem.
Embora alguns possam se perguntar se é seguro plantar sementes que ultrapassaram suas datas de validade, sabemos que o plantio de sementes vencidas não afetará o resultado da planta final cultivada a partir dessa semente. Então, as sementes vencidas crescerão? Sim. As plantas cultivadas com pacotes de sementes vencidos crescerão para produzir colheitas saudáveis e frutíferas, assim como suas contrapartes mais jovens. Com isso em mente, pode-se pensar então quando as sementes velhas expiram? Mais importante, por que precisamos de datas de vencimento de sementes?
Embora tecnicamente as sementes não “estraguem”, as datas de vencimento são usadas nas embalagens de sementes como uma medida da probabilidade de que as sementes sejam viáveis. Dependendo do tipo de semente, das condições ambientais e da maneira como as sementes foram armazenadas, a taxa de germinação de pacotes de sementes mais antigos pode sofrer um grande impacto.
As melhores condições de armazenamento para pacotes de sementes requerem um local escuro, seco e fresco. Por esse motivo, muitos produtores optam por armazenar sementes de plantas em vasos herméticos em locais como geladeiras, adegas ou porões. Muitos também podem adicionar grãos de arroz aos frascos para desencorajar a presença de umidade.
Embora as condições adequadas de armazenamento ajudem a prolongar a vida útil das sementes, a viabilidade de muitos tipos de sementes começará a declinar independentemente. Algumas sementes mantêm altas taxas de germinação por até cinco anos, mas outras, como alface, perdem vigor assim que um ano em armazenamento.
As sementes velhas ainda são boas?
Antes de plantar com sementes vencidas, existem algumas etapas a serem tomadas para verificar se a germinação será ou não bem-sucedida. Ao se perguntar: “as sementes vencidas crescerão”, os jardineiros podem realizar um teste simples de germinação.
Para testar a viabilidade de um pacote de sementes, basta remover cerca de dez sementes do pacote. Umedeça uma toalha de papel e coloque as sementes nela. Coloque a toalha de papel úmida em um saco com zíper. Deixe a bolsa em temperatura ambiente por dez dias. Após dez dias, verifique a germinação da semente. As taxas de germinação de pelo menos 50% indicam um pacote de sementes moderadamente viável.
Deixe O Seu Comentário