Sistemas Hidropônicos: Conhecendo Equipamentos Hidropônicos Básicos
Os produtores comerciais usam sistemas hidropônicos há anos, mas muitos jardineiros adotam a idéia como uma maneira de cultivar hortaliças caseiras o ano todo. Se você está pensando em experimentar a hidroponia, provavelmente está se perguntando que tipo de ferramentas hidropônicas você precisa e quanto custará o equipamento desse método de jardinagem.
O que você precisa para hidroponia?
As plantas precisam de quatro coisas para sobreviver e florescer - luz, um substrato no qual crescer, água e nutrientes. Vamos dar uma olhada no equipamento hidropônico básico necessário para fornecer os quatro elementos principais:
Luz
A luz solar fornece todo o espectro de luz visível e não visível. Não é apenas a mais barata, mas também a melhor maneira de fornecer luz para hidroponia. Muitas plantas vegetais requerem no mínimo seis horas de luz direta por dia. Janelas e estufas voltadas para o sul têm o potencial de fornecer essa quantidade de luz solar.
A alternativa é o uso de holofotes. As lâmpadas com uma saída na faixa de 4.000 a 6.000 Kelvin fornecerão luz quente (vermelha) e fria (azul). Ao usar luz artificial, são necessárias ferramentas e equipamentos hidropônicos adicionais. Isso inclui luminárias, suporte estrutural para iluminação, réguas de energia e tomadas acessíveis.
Substrato
Como a hidroponia não usa o solo, as plantas requerem substrato analternativo para suporte. Como o solo, os materiais do substrato retêm água, ar e nutrientes que as plantas precisam para crescer. Os substratos podem ser materiais naturais, como fibra de coco, cascalho de ervilha, areia, serragem, turfa, perlita e vermiculita, ou podem ser produtos artificiais, como lã de rocha ou pellets de argila expandida.
Água
Água de osmose reversa (RO) é a escolha preferida para sistemas hidropônicos. Este processo de purificação fornece água que é 98-99% pura. Quanto mais pura a água, mais fácil será manter os nutrientes das plantas no equilíbrio correto. Você também precisará de ferramentas hidropônicas adicionais para monitorar a água.
Nutrientes
As plantas requerem vários micro e macro nutrientes essenciais. Esses incluem:
- Azoto
- Potássio
- Fósforo
- Cálcio
- Magnésio
- Enxofre
- Ferro
- Manganês
- Cobre
- Zinco
- Molibdato
- Boro
- Cloro
Muitos jardineiros hidropônicos preferem comprar uma pré-mistura hidropônica que contenha esses nutrientes no equilíbrio correto. O fertilizante projetado para o solo não contém todos os nutrientes acima e pode levar a deficiências.
O equipamento adicional para hidroponia inclui um medidor de sólidos totais dissolvidos (TDS) para medir a força da solução hidropônica.
Tipos de sistemas hidropônicos
Além disso, os jardineiros hidropônicos precisam de um sistema básico para manter tudo junto. Os seis tipos de sistemas hidropônicos diferem principalmente em como eles fornecem água e nutrientes às plantas. Alguns sistemas funcionam melhor com diferentes tipos de plantas que outros.
Os jardineiros podem comprar sistemas como unidades prontas ou como pedidos. Se você decidir construir seu próprio sistema do zero, precisará de um contêiner de reservatório, vasos de rede e essas ferramentas e equipamentos hidropônicos adicionais:
- Sistema de pavio - Bandeja de cultivo, mechas de corda, pedra de ar, bomba de ar não submersa e mangueira de ar.
- Cultura da Água - A cultura da água usa uma plataforma flutuante, bomba de ar não submersa, pedra de ar e uma mangueira de ar.
- Maré baixa e fluxo - Bandeja de cultivo, tubo de transbordamento, bomba de ar submersa, temporizador e mangueira de ar.
- Sistema de gotejamento - Bandeja de cultivo, coletor de gotejamento, linhas de gotejamento, tubo de transbordo, bomba submersa, timer, bomba de ar não submersa, pedra e mangueira de ar.
- Técnica de filme nutriente - Bandeja de cultivo, tubo de transbordamento, bomba submersa, bomba de ar não submersa, pedra de ar e mangueira de ar.
- Aeroponics - A Aeroponics usa uma bomba submersa, temporizador de ciclo curto, mangueira de ar e bicos de névoa.
Deixe O Seu Comentário