Dicas sobre compostagem líquida: você pode adubar líquidos
A maioria de nós tem pelo menos uma idéia geral de compostagem, mas você pode compostar líquidos? Sobras de cozinha, lixo de quintal, caixas de pizza, papertowels e muito mais são geralmente permitidas a decomposição em solo rico em nutrientes, mas a adição de líquidos ao composto não é comumente discutida. Uma boa pilha de compostagem para “cozinhar” deve realmente ser mantida úmida, para que a compostagem líquida faça sentido e possa manter molhada a pilha de outros itens.
Você pode adubar líquidos?
Cozinheiros e jardineiros ecologicamente corretos geralmente economizam matéria orgânica em pilhas ou caixotes do lixo e fazem seu próprio composto. Estes devem ter um bom equilíbrio de nitrogênio e carbono, sentar-se em um local ensolarado e ser girado com freqüência para obter melhores resultados. O outro ingrediente é a umidade. É aqui que a adição de líquidos ao composto pode ajudar. Há uma variedade de líquidos adequados, mas você provavelmente deve evitar alguns.
A parte superior do seu compostbin geralmente lista os itens que sua cidade permitirá. Alguns podem incluir o que líquidos são permitidos, mas a maioria evita-os devido ao peso e ao excesso de peso. Isso não significa que você não pode adubar líquido em seu próprio sistema de compostagem. Por exemplo, se você usa um detergente biodegradável, pode salvar a água da louça e usá-la para manter a pilha de composto úmida.
A regra geral é que o líquido deve ser à base de plantas. Enquanto o líquido não contiver conservantes químicos, medicamentos ou outros itens que possam contaminar o solo, a compostagem de líquidos faz com que os polegares sejam positivos.
Quais líquidos são adequados para adubar?
- Ketchup
- Água cinza
- Refrigerante
- Café
- Chá
- Leite (em pequenas quantidades)
- Cerveja
- Óleo de cozinha (em pequenas quantidades)
- Suco
- Água para cozinhar
- Urina (sem drogas)
- Sucos para conservas / salmoura
Novamente, qualquer líquido é bom, mas se contiver gorduras, deve ser adicionado em quantidades mínimas.
Dicas sobre compostagem de líquidos
Lembre-se de que, ao adicionar líquidos ao composto, você aumenta a umidade. Enquanto o conteúdo da pilha ou da lixeira precisa de umidade, uma situação embotada pode causar doenças e apodrecer e diminuir o processo de compostagem.
Se você estiver compostando líquidos, adicione folhas secas, jornais, toalhas de papel, palha ou outras fontes secas para ajudar a absorver o líquido. Aerate bem a pilha para que o excesso de umidade possa ser evaporado.
Fique de olho na pilha de composto para regular a umidade necessária. Você realmente pode adubar líquidos e contribuir para um futuro mais limpo e mais sustentável.
Deixe O Seu Comentário