Sal no Solo - Invertendo a Salinidade do Solo
Por: Stan V. Griep, mestre da American Rose Society Consulting Rosarian - Distrito das Montanhas Rochosas
Por Stan V. Griep
American Rose Society Consulting Mestre Rosarian - Distrito das Montanhas Rochosas
Os efeitos da salinidade no solo podem dificultar a jardinagem. O sal no solo é prejudicial às plantas, o que deixa muitos jardineiros afetados por esse problema, imaginando como se livrar do sal no solo. Existem medidas para reverter a salinidade do solo?
Como se livrar do sal no solo
Infelizmente, não há emendas no solo que se possa adicionar aos nossos jardins para eliminar altas concentrações de sais do solo (também conhecidos como salinidade do solo) e poucos aditivos químicos, como a solução Clearex Salt Leaching.
O caminho certo para a redução de sal no jardim é através de uma boa drenagem que permitirá que os sais sejam lavados para fora do solo. Embora a adição de certas emendas ao solo não reduza ou elimine os problemas de salinidade do solo, as emendas podem ajudar na drenagem do solo e, por sua vez, levam a reverter a salinidade do solo. O uso dos tratamentos químicos mostrou muitas promessas de como se livrar do sal no solo, mas na verdade não substitui uma boa drenagem.
Em solos argilosos, existem muitas oportunidades para a formação de bolsas de solo com alto teor de sal. A alteração de solos argilosos, juntamente com alguns projetos paisagísticos de maneira uniforme, ajudará a tão necessária drenagem do solo, que ajudará a remover o sal do solo.
Etapas para a redução de sal no solo
O primeiro passo para reverter a salinidade do solo é melhorar sua drenagem; portanto, descubra para que lado a água flui pelo seu jardim ou para onde ela drena.
Se a área do seu jardim for bastante plana, você precisará adicionar solo alterado à área e criar uma inclinação com o solo para proporcionar uma boa drenagem. Se você tem alguma inclinação para o seu jardim, mas o solo não drena bem, a alteração do solo com coisas como material orgânico ajudará a criar uma melhor drenagem em toda a área do jardim.
Essa drenagem ainda deve ir a algum lugar, portanto, instalar tubulações perfuradas que correm em uma vala inclinada para longe da área do jardim é uma boa maneira de remover a água da drenagem. A vala deve ser profunda o suficiente para remover a água de drenagem que passou pela área de raiz das plantas. Recomenda-se adicionar um cascalho do tamanho de uma ervilha de até 2 cm de tamanho à vala. O cascalho atuará como fundamento da tubulação perfurada que é então colocada na vala.
Coloque algum tecido de paisagem sobre toda a vala de drenagem onde a tubulação perfurada foi instalada. O tecido de paisagismo ajuda a manter o solo fino fora da tubulação abaixo dela que eventualmente entupiria o tubo. Preencha a área da vala com o solo retirado para fazer a vala.
A extremidade da vala em declive geralmente é aberta à luz do dia e drena para uma área como um gramado e em sua própria propriedade. Os vizinhos tendem a desaprovar a drenagem da propriedade de outra pessoa que está sendo direcionada para sua propriedade!
O estabelecimento de uma boa drenagem em toda a área do jardim com um ponto de saída, bem como o uso de boa água, devem, com o tempo, reduzir a área da zona raiz do seu jardim em sais. As plantas que vivem lá devem ter um desempenho muito melhor do que antes, porque não precisam mais lidar com os efeitos da salinidade no solo.
Um último item a ser observado é a água boa que acabei de mencionar acima. Usar a água de um poço em sua propriedade, o amaciador ou a água do escoamento da irrigação dos campos locais podem fazer muito para adicionar sais ao solo. Se a água do poço é usada para beber, deve ser bom usá-la nas áreas de seu jardim. Alguns poços têm muito sal na água, o que geralmente não é um grande problema para uma boa drenagem do solo, mas pode realmente aumentar o problema em áreas com drenagem mínima.
A água de escoamento irrigado das terras agrícolas pode ser carregada com sal do solo que foi coletado ao longo do caminho através das diversas valas e campos. Portanto, se você já tem problemas de salinidade do solo, tenha muito cuidado com a água que usa para regar seus jardins e canteiros de rosas.
Deixe O Seu Comentário