Folhas de framboesa ondulação - como prevenir a doença de folhas de framboesa
Um dia típico no jardim pode ser arruinado pelo aparecimento de um inseto vira-lata que leva à descoberta de uma infestação, ou pior, de algumas folhas enroladas e descoloridas e à constatação de que suas plantas de framboesa contraíram o vírus do enrolamento das folhas de framboesa. Infelizmente, a doença do enrolamento das folhas é muito mais do que um problema cosmético - as folhas enroladas das framboesas são uma pista precoce de que suas plantas têm uma doença mortal.
Framboesa Folha Curl Virus
O enrolamento de folhas de framboesa é apenas um sinal do vírus do enrolamento das folhas de framboesa, uma doença incurável vetorizada pelo pequeno pulgão de framboesa (Aphis rubicola) As folhas mudam, às vezes dramaticamente, durante os estágios iniciais da infecção. Muitas vezes, eles se arqueiam rigidamente ou se curvam para baixo e mudam de cor; as framboesas vermelhas geralmente desenvolvem folhas amarelas, enquanto as framboesas pretas ficam verdes muito escuras, com uma aparência oleosa.
À medida que a doença progride, os bastões também podem endurecer e se tornar quebradiços, e os frutos amadurecem pequenos, decadentes e quebradiços, tornando-os não comestíveis. Uma infecção leve pode passar despercebida na primeira temporada, mas um caso grave de doença das folhas reduz visivelmente a produtividade e diminui a tolerância de inverno da sua planta. Você pode descobrir que seus bastões morrem consideravelmente mais que o normal enquanto estão inativos. O vírus do enrolamento das folhas de framboesa pode matar um suporte de framboesa em dois a três anos e não pode ser curado.
Como prevenir o enrolamento de folhas de framboesa
Se já houver folhas enroladas em framboesas em seu jardim, e outros sinais de doença das folhas estiverem surgindo, será necessário remover e queimar ou dobrar as plantas infectadas com sacos o mais rápido possível. Não há cura ou tratamento para esta doença e, removendo plantas infectadas, você pode salvar plantas limpas nas proximidades.
Antes de replantar o seu suporte de framboesa, remova qualquer cannabis selvagem nas proximidades, bem como os espinhos negligenciados. Compre material de viveiro certificado e livre de vírus de um fornecedor respeitável quando estiver pronto para plantar novamente. Certifique-se de limpar bem suas ferramentas antes de remover as novas framboesas de suas panelas, para impedir a transmissão de vírus de plantas infectadas para o seu estoque limpo através de pás e podadores.
Os cartões autocolantes ajudam a monitorar a atividade dos pulgões quando as framboesas são plantadas. Essas pragas são facilmente pulverizadas das folhas com uma mangueira de jardim, ou você pode pulverizar semanalmente com sabão inseticida para derrubar qualquer pulgão na planta, visível ou não. Às vezes, pesticidas mais duros são usados, mas eles destruirão os insetos benéficos que podem ser sua melhor defesa contra a atividade dos pulgões.
Se suas plantas são muito valiosas ou você está criando apenas alguns arbustos, considere instalar uma casa de peneira ao redor de suas plantações. O uso de uma tela com uma malha muito fina impedirá a entrada de novos pulgões na área e manterá os predadores de pulgões disponíveis comercialmente, como laços ou joaninhas, próximos à sua colheita. Se você decidir usar insetos benéficos, verifique se eles têm uma fonte alternativa de alimento e suprimento de água.
Deixe O Seu Comentário