Dicas de cultivo de rambutan: Aprenda sobre o cuidado da árvore de rambutan
Tenho sorte de morar no caldeirão por excelência da América e, como tal, ter acesso fácil a muitos alimentos que, de outra forma, poderiam ser considerados exóticos em outros lugares. Entre eles, há uma variedade estonteante de frutas e legumes de todo o mundo, incluindo o rambutan. Se você nunca ouviu falar sobre isso, pode estar se perguntando o que diabos são os rambutans e onde você pode cultivá-los? Continue lendo para descobrir.
O que são os Rambutans?
Um rambutan (Nephelium lappaceum) é um tipo de fruta que se parece muito com a lichia com sabor agridoce. É rico em ferro, vitamina C, cobre e antioxidantes e, embora raramente seja encontrado no seu pescoço, é muito apreciado na Malásia, Tailândia, Birmânia e Sri Lanka e na Índia e também no leste pelo Vietnã. , Filipinas e Indonésia. O nome rambutan é derivado da palavra malaia rambut, que significa "peludo" - uma descrição adequada para esta fruta.
As árvores frutíferas de rambutan produzem frutos de aparência peluda. A fruta é oval, com uma única semente. A casca externa é avermelhada ou às vezes laranja ou amarela e coberta com espinhos maleáveis e carnudos. A polpa interior é branca a rosa pálido com um sabor semelhante a uvas. A semente pode ser cozida e consumida ou toda a fruta, semente e tudo consumido.
As árvores frutíferas de rambutan são masculinas, femininas ou hermafroditas. São sempre-vivas que atingem uma altura entre 50-80 pés (15-24 m.) De altura, com uma coroa densa e espalhada. A folhagem é alternada, de 5 a 30 cm. De comprimento, com raqui vermelho e peludo quando jovem, e de um a quatro pares de folhetos. Essas folhas elípticas a oblongas são levemente coriáceas, amarelo / verde a verde escuro e opacas na superfície com veias amarelas ou verde-azuladas por baixo.
Onde você pode cultivar rambutanos?
Supondo que você não viva em nenhum dos países listados acima, você pode cultivar árvores de rambutan em ambientes tropicais a semi-tropicais. Eles prosperam em temperaturas de 71 a 86 graus F. (21-30 C.), e até alguns dias de temperaturas abaixo de 50 graus F. (10 C.) matam esses amantes do calor. Assim, as árvores de rambutan são melhor cultivadas em regiões quentes, como a Flórida ou áreas da Califórnia. Obviamente, se você tem uma estufa ou marquise, pode dar um giro nos cuidados com as árvores de rambutan cultivando-os em recipientes.
Dicas de cultivo de rambutan
Mesmo se você mora na zona apropriada do USDA para cultivar a árvore de rambutan, lembre-se de que a Mãe Natureza é instável e você precisa estar preparado para proteger a árvore de um repentino declínio na temperatura. Além disso, as árvores de rambutan gostam de ficar úmidas. De fato, a temperatura e a umidade adequada são as chaves para o cultivo de um próspero rambutan.
As árvores de rambutan podem ser cultivadas a partir de sementes ou mudas, as quais, sem dúvida, precisarão ser obtidas de uma fonte on-line, a menos que você tenha acesso a frutas frescas em sua área; nesse caso, você pode tentar colher as sementes por conta própria. As sementes devem ser muito frescas, com menos de uma semana, para serem viáveis e toda a polpa deve ser limpa.
Para cultivar rambutan a partir de sementes, plante as sementes em uma panela pequena com orifícios de drenagem e preenchidas com solo orgânico com areia e adubo orgânico. Coloque a semente na sujeira e cubra levemente com o solo. Demora entre 10 a 21 dias para a semente germinar.
Levará cerca de dois anos para que a árvore seja grande o suficiente para transplantar ao ar livre; a árvore terá cerca de 30 cm de altura e ainda será frágil; portanto, é melhor repotê-la do que realmente colocá-la no chão. A árvore transplantada deve ser colocada em um vaso de cerâmica, e não de plástico, no solo, com uma parte de areia, vermiculita e turfa para criar uma boa drenagem.
Rambutan Tree Care
Outros cuidados com as árvores de rambutan incluirão alimentar sua árvore. Adubar com um alimento que é 55g de potássio, 115g de fosfato e 60g de uréia aos seis meses e novamente aos um ano de idade. Aos dois anos, adubar com um alimento que seja 165g de potássio, 345g de fosfato e 180g de uréia. No terceiro ano, aplique 275g de potássio, 575g de fosfato e 300g de uréia a cada seis meses.
Mantenha a árvore úmida e úmida entre 75 e 80 por cento em uma temperatura de cerca de 26 graus Celsius ao sol parcial por 13 horas por dia. Se você mora em uma área com esse clima e deseja mover a árvore para o jardim, deixe 10 metros entre as árvores e o solo precisa ter de 2 a 3 metros de profundidade.
A árvore de rambutan exige um pouco de CPT para obter uma planta saudável, mas vale a pena o esforço. Em quatro a cinco anos, você será recompensado com a fruta única e saborosa.
Deixe O Seu Comentário