O que fazer com os tomates afetados por nemátodes
Por: Kristi Waterworth
Seu jardim é o seu santuário, mas também abriga algumas criaturas bastante intimidadoras. Os nemátodos das raízes podem ser esmagadores para um tomateiro, se você não estiver preparado. Leia e aprenda tudo o que você precisa saber para ajudar a impedir que essas pragas se tornem problemas sérios.
É preciso muito trabalho para ir de mudas para fatiar tomate, mas o trabalho fica ainda mais difícil quando os tomates são afetados por nematóides. O nematóide do nó da raiz do tomate é um dos problemas mais comuns do tomate no jardim, mas você ainda pode obter grandes rendimentos se o pegar cedo e implementar um programa de prevenção de nematóides do tomate para futuras plantações.
Nematóides em Tomates
Todo mundo sabe sobre doenças de plantas e os insetos que podem se tornar pragas graves, mas menos jardineiros estão familiarizados com nemátodes parasitas das plantas nos tomates. Ao contrário de outras doenças e pragas, os nematoides das galhas sobrevivem alimentando-se diretamente dos nutrientes bombeados pelas raízes do tomate. Eles formam galhas que podem atingir até uma polegada de largura, onde se escondem e se reproduzem, causando vários sintomas que apontam para problemas nos sistemas de transporte das plantas infectadas.
Plantas amareladas, crescimento atrofiado e declínio geral são sintomas precoces, mas, a menos que sua cama esteja fortemente infectada com nemátodes, um grande plantio de tomate só mostrará esses sintomas em poucas plantas. Eles geralmente aparecem em solos onde o tomate e outras plantas hospedeiras de nematoides das raízes cresceram nos últimos três a cinco anos, e as populações aumentam quanto mais tempo uma área é usada.
Prevenção de nematóides de tomate
Se você suspeitar que suas plantas de tomate tenham nemátodes, comece por desenterrar uma planta particularmente fraca. Raízes com muitos crescimentos incomuns de nós estão infectadas com esses parasitas. Você pode optar por puxar essas plantas imediatamente ou tentar limpá-las pelo resto da temporada. Com muito cuidado e água e fertilizantes suplementares, você ainda pode colher muitos tomates de uma planta levemente infestada, e mesmo uma infestação séria pode produzir algumas frutas se os nematóides atacarem no final do ciclo de vida da planta.
Depois que sua colheita estiver concluída, você terá que decidir o que fazer com o leito infectado. A rotação de culturas é uma cura popular para muitas doenças de plantas, mas como o nematoide das raízes é muito flexível, talvez você não encontre um vegetal que gostaria de cultivar que não seja incomodado por ele. Muitos jardineiros optam por girar com malmequeres franceses plantados a não mais de 7 centímetros de distância na cama. Se você decidir seguir esse caminho, lembre-se de que nemátodos ainda tentarão se alimentar de grama e ervas daninhas, por isso é importante manter tudo, exceto as malmequeres, fora da cama. Você pode transformar as malmequeres depois de dois meses e replantar com tomates, se desejar.
Outras opções incluem adicionar matéria orgânica valiosa que ajuda a sustentar seus tomates, usar a solarização do solo para matar os nemátodes com calor ou pousar no jardim e rotacioná-lo a cada duas semanas para impedir o estabelecimento de ervas daninhas.
Após um ataque com nemátodos, você deve escolher tomates resistentes a nematóides para aumentar suas chances de uma colheita pesada. Variedades populares que são capazes de suportar melhor os ataques dessas pragas de jardim incluem:
Carnaval
Celebridade
Early Girl
Lemon Boy
Presidente
Escolha rápida
Você poderá identificar facilmente qualquer uma das muitas cepas de tomate com essa resistência pela letra "N" após o nome, como "Better Boy VFN".
Deixe O Seu Comentário