Mason Jar Solo Test - Dicas para fazer um teste de textura do solo Jar
Muitos jardineiros não sabem muito sobre a textura do solo do jardim, que pode ser argila, lodo, areia ou uma combinação. No entanto, algumas informações básicas sobre a textura do solo do seu jardim podem ajudá-lo a determinar como o solo absorve a água e se precisa de alguma ajuda por meio de composto, cobertura morta, esterco ou outras alterações do solo.
Descobrir seu tipo específico de solo não é tão complicado quanto você imagina e não requer testes de laboratório caros. Você pode implementar o teste de solo DIY com muita facilidade usando um teste de jarro para medir a textura do solo. Vamos aprender mais sobre esse tipo de teste de jarro de textura do solo.
Como testar o solo usando um frasco de pedreiro
Em termos simples, a textura do solo refere-se ao tamanho das partículas do solo. Por exemplo, grandes partículas de solo indicam solo arenoso, enquanto a argila é feita de partículas muito pequenas. O lodo está no meio com partículas menores que a areia, mas maiores que a argila. A combinação ideal é solo constituído por 40% de areia, 40% de lodo e apenas 20% de argila. Essa combinação de solo altamente desejada é conhecida como "barro".
Um teste de solo de frasco de vidro pode ser realizado com um frasco de 1 litro e uma tampa bem ajustada. Se você tem um jardim grande, convém usar um teste de solo em jarras de pedreiro em várias áreas diferentes. Caso contrário, combine o solo de algumas áreas diferentes para obter uma boa imagem geral da textura do solo em seu jardim. Use uma espátula para cavar cerca de 20 cm e encha o frasco de pedreiro pela metade.
Adicione água limpa para encher a jarra cerca de três quartos e adicione uma colher de chá de detergente líquido. Coloque a tampa firmemente na jarra. Agite o frasco por pelo menos três minutos, reserve e deixe em paz por pelo menos 24 horas. Se o seu solo contiver argila pesada, deixe o frasco por 48 horas.
Lendo seu teste de jarro de textura do solo
É fácil decifrar o teste de solo do seu frasco de vidro. O material mais pesado, incluindo cascalho ou areia grossa, afundará até o fundo, com areia menor por cima. Acima da areia, você verá partículas de lodo, com argila no topo da jarra.
Abaixo estão alguns resultados comuns que você pode ver:
- solo arenoso - se essa é a sua textura do solo, você notará partículas de areia afundando e formando uma camada no fundo do frasco. A água também aparecerá bastante clara. Os solos arenosos drenam rapidamente, mas não retêm bem os nutrientes.
- Solo de argila - quando a água permanecer turva, com apenas uma fina camada de partículas de sujeira no fundo, você terá um solo argiloso. A água permanece escura porque leva mais tempo para as partículas de argila se depositarem. Solos siltosos também podem imitar esse resultado. O solo argiloso não drena bem e pode causar problemas com as raízes das plantas encharcadas e outros problemas nutricionais.
- Solo Peaty - se você tiver muitos detritos flutuando na superfície com uma pequena quantidade de sedimentos no fundo, seu solo poderá parecer turfa. Isso também resulta em água um pouco turva, embora não tão escura quanto no solo argiloso. Este solo é muito orgânico, mas não é rico em nutrientes e é propenso a extração de água, embora a adição de alterações possa torná-lo adequado para o cultivo de plantas. Além disso, o solo de turfa é ácido.
- Solo calcário - com solo calcário, haverá uma camada de fragmentos brancos e parecidos com areia ao longo do fundo da jarra e a água também assumirá uma cor cinza pálida. Ao contrário do solo turfoso, esse tipo é alcalino. Como no solo arenoso, é propenso a secar e não é muito nutritivo para as plantas.
- Solo argiloso - este é o solo que só podemos esperar alcançar, pois é considerado o tipo e a textura ideais do solo. Se você tiver a sorte de ter terra argilosa, notará água limpa com um sedimento em camadas no fundo, com as partículas mais finas no topo.
Deixe O Seu Comentário