Poda de laranjeiras: quando e como podar uma laranjeira
Os citros são portadores de frutas sempre verdes que não requerem tanta poda quanto seus irmãos decíduos. Se deixada sem poda, no entanto, o crescimento pode ficar vigoroso e fora de controle, de modo que a poda das laranjeiras impedirá sua aparência. Como você corta uma laranjeira e quando é o melhor momento para podar as laranjeiras? Continue lendo para saber mais.
Poda de laranjeira
Por que você deve podar citros, como laranjeiras? A poda das laranjeiras pode melhorar a aeração e aumentar a luz através do dossel, melhorando assim a qualidade e o rendimento dos frutos. A poda de brotos de água também pode melhorar a produtividade em alguns casos. A facilidade na colheita de laranjas e a redução de possíveis ferimentos devido a quedas nas escadas também são resultados do corte de uma laranjeira para reduzir sua altura total.
A poda de saias reduz o risco de patógenos do solo afetarem as frutas, além de facilitar a remoção de ervas daninhas e a cobertura morta. Os citros podem ser treinados como uma sebe cortada ou espaldeira por meio de poda cuidadosa. Dito isto, a poda de laranjeiras geralmente não é necessária, exceto para remover membros danificados ou doentes. Não há necessidade de podar as frutas a menos que haja apenas uma superabundância.
A poda de laranjas em vasos também geralmente não é necessária, pois o tamanho do recipiente geralmente mantém seu crescimento sob controle. Novamente, você deseja remover qualquer galho danificado ou doente, cortar levemente ventosas que surgem abaixo da união do enxerto ou broto e manter um dossel aberto.
Quando podar laranjeiras
Se você decidir podar esta árvore cítrica, planeje fazê-lo imediatamente antes da hora da floração ou logo após a frutificação. Por exemplo, em regiões mais quentes, poda na primavera entre fevereiro e abril; em áreas mais frias, adie a poda até o final de fevereiro ou março.
Aparamentos pequenos, como a remoção de brotos, podem ocorrer a qualquer momento, exceto no final da estação de crescimento, porque estimula um novo crescimento, que pode ser danificado pela geada. Depois de podada, proteja a área com uma tinta látex branca 50:50 e mistura de água.
Certifique-se de esterilizar os instrumentos de poda, caso eles tenham entrado em contato com um contaminante ou doença. Agora que você sabe quando podar, a questão é COMO podar uma laranjeira.
Como podar e laranjeira
Os rebentos são fáceis de remover à mão quando pequenos. Se eles forem grandes demais para se soltarem facilmente, use podadores manuais. Continue removendo os brotos; eles nunca devem ficar tão grandes que você precise de loppers ou serra para removê-los. Se você precisar remover um broto com loppers, remova-o na base, mantendo o colar do ramo. O colar é a área inchada do tronco que circunda a base de um galho e protege a árvore da decomposição.
Sempre use tesouras afiadas e esterilizadas. Se você não tiver condições de acompanhar a remoção dos brotos, o tronco pode ser embrulhado com papelão branco para inibir o crescimento. Mantenha a parte inferior da árvore de 25 a 30 cm livre de brotos.
Para remover galhos, você precisará de podadores manuais ou até mesmo uma serra. Podar o ramo rente com o colar, não o tronco. Isso dá à árvore a melhor chance de curar completamente e minimizar o crescimento de brotos.
Se o ramo tiver mais de 4 cm de diâmetro, use um corte de três partes.
- Primeiro, selecione uma área de 15 a 30 cm da gola para o seu primeiro corte. Serra através de um terço do ramo começando na parte inferior. Conhecido como rebaixo, isso impede que a casca rasgue.
- Faça o seu segundo corte cerca de 3 (7,5 cm) mais longe do corte. Corte todo o caminho desta vez até que o membro desapareça.
- Por fim, corte o esboço resultante de volta ao colarinho do ramo. Se o corte for suave, a árvore se curará e não será necessária tinta de poda ou selante.
Quando terminar o corte em três partes, inspecione a madeira para garantir que ela esteja saudável. Deve ser amarelo esbranquiçado, como uma pasta de papel pardo. Se você vir alguma madeira escura, isso é uma indicação de que a doença ainda existe e pode ser necessário remover mais da árvore, tratá-la se possível ou dispensá-la se for severamente afetada.
Deixe O Seu Comentário