Problemas de crescimento de rabanete: solução de problemas e tratamento de doenças de rabanete
Rabanetes (Raphanus sativus) são uma cultura de clima frio que é um rápido plantador, facilmente semeado para culturas sucessivas a cada dez dias. Por ser fácil de cultivar (e delicioso), o rabanete é uma escolha comum para o jardineiro doméstico. Que tipos de problemas de rabanete existem e como eles podem ser tratados? Continue lendo para aprender mais.
Doenças dos Rabanetes
Rabanete é um membro da família Brassicaceae e é cultivada por sua raiz principal levemente picante e crocante. Este herbáceo anual ou bienal deve ser cultivado a pleno sol em solos soltos, alterados pelo composto e bem drenados.
As sementes podem ser semeadas o mais tardar 5 semanas antes da última data média de geada para sua região e, em seguida, para um suprimento contínuo, semeado a cada 10 dias. Pare de semear quando a temperatura atingir mais de 26 graus Celsius. Mantenha as plantas sempre úmidas. Colha os rabanetes quando estiverem com menos de um centímetro de diâmetro, levantando-os com cuidado. Parece bastante simples, e geralmente é, mas mesmo o rabanete pouco exigente pode ser vítima de problemas de doença de rabanete.
Embora a maioria dos problemas de cultivo de rabanete seja principalmente fúngica, aqui estão os problemas mais comuns que você pode encontrar.
- Amortecendo - O amortecimento (wirestem) é um fungo comum encontrado no solo em áreas de alta umidade. Rabanetes são propensos a apodrecer as sementes ou o colapso das mudas quando afetadas pelo amortecimento. Não plante sementes em solo frio e úmido e verifique se o solo está drenando bem.
- Septoria folha mancha - A mancha foliar da Septoria é uma doença fúngica que afeta freqüentemente os tomates, mas também pode causar rabanetes. Esta doença de rabanete aparece como manchas cinza pálidas e amarelas na folhagem que se parecem com manchas de água. As manchas adquirem um centro cinza e se tornam mais circulares à medida que a doença progride. Mais uma vez, verifique se a área de rabanete tem solo bem drenado. Remova e destrua e peças ou plantas infectadas, gire as culturas e mantenha o jardim livre de outros detritos de plantas.
- Podridão de Fusarium e Míldio fofo - A podridão e murcha de Fusarium é uma doença fúngica que vive em solo quente. Oídio também é uma doença de rabanetes causada por um fungo. Mantenha o jardim livre de detritos, destrua plantas infectadas, evite a rega e melhore a circulação de ar e pratique a rotação de culturas.
- Raiz preta - Raiz negra é outro possível problema crescente de rabanete. Esta doença fúngica causa amarelecimento das folhas com margens marrons e onduladas. A base do caule escurece para uma cor marrom / preto escura e fica viscosa junto com raízes pretas e viscosas. Certifique-se de alterar a área da cama com bastante matéria orgânica para melhorar a drenagem e praticar a rotação de culturas.
- Alternaria ferrugem - A queima da alternaria causa manchas amarelas escuras a pretas com anéis concêntricos nas folhas. O centro do anel geralmente seca e cai, deixando as folhas com uma aparência de buraco de tiro. Pode ocorrer queda completa das folhas. Certifique-se de plantar sementes certificadas e livres de doenças. Gire as colheitas. Irrigue de manhã para permitir que a folhagem seque e aplique fungicida.
- Ferrugem branca - A ferrugem branca aparece como pústulas brancas na folhagem e nas flores. As folhas podem enrolar e engrossar. Esta doença fúngica em particular prospera em condições secas e é espalhada pelo vento. Gire as culturas e plante sementes livres de doenças. Use um fungicida se a doença progredir.
- Clubroot - Clubroot é outra doença fúngica que imita os danos causados pelos nemátodes. Deixa plantas atrofiadas com folhas amarelas que murcham durante o dia. As raízes ficam distorcidas e inchadas com galhas. Este patógeno pode sobreviver por muitos anos no solo. A adição de cal no solo pode reduzir os esporos de fungos, mas, em geral, essa doença é difícil de controlar.
- Sarna - A sarna é uma doença também encontrada em batatas, nabos e rutabagas que causa lesões amarelo-acastanhadas nas raízes e manchas irregulares na folhagem. Esta doença bacteriana é difícil de controlar, uma vez que permanece no solo por longos períodos. Não plante a área por quatro anos.
Alguns insetos atuam como vetores de doenças. Leafhoppers é um desses insetos. Eles espalham o Aster Yellows, uma doença de micoplasma que, como o próprio nome sugere, faz com que as folhas amarelem, enrolem e atrofiem o crescimento das plantas. Destrua plantas infectadas. Controle os cigarrões e mantenha o jardim livre de ervas daninhas e detritos de plantas. Os pulgões também atuam como vetores que espalham o vírus leafroll. Trate o mesmo que com o Aster Yellows.
Por fim, também evite a incidência de doenças fúngicas, colha os rabanetes antes que eles atinjam o tamanho máximo. Eles têm um sabor melhor e você evita possíveis rachaduras, o que pode abrir uma janela para doenças fúngicas.
Deixe O Seu Comentário