Gerenciamento de doenças da cenoura: Aprenda sobre as doenças que afetam as cenouras
Embora os problemas culturais do cultivo da cenoura possam superar os problemas de doenças, esses vegetais de raiz são suscetíveis a algumas doenças comuns da cenoura. Como as partes comestíveis das cenouras que você cultiva estão ocultas no subsolo, elas podem ser infectadas com doenças que você pode não perceber até que você colha sua colheita. Mas se você observar cuidadosamente suas cenouras em crescimento, poderá detectar sintomas de doenças que costumam aparecer acima do solo.
Resumo das Doenças da Cenoura
As doenças da cenoura podem resultar de causas fúngicas, bacterianas ou outras. Aqui estão alguns dos problemas mais frequentes que você pode encontrar.
Doenças Fúngicas
As podridões de coroa e raiz são causadas por Rizoctonia e Pythium spp. patógenos. Sintomas comuns a serem observados são os topos das raízes das cenouras, ficando moles e apodrecendo, e a folhagem também pode morrer no chão. As raízes também se tornam atrofiadas ou bifurcadas.
A mancha foliar é normalmente causada por Cercospora spp. Os sintomas desta doença fúngica são manchas circulares escuras com halos amarelos nas folhas da cenoura.
Queima das folhas causada por Alternaria spp. os patógenos terão áreas irregularmente preto-acastanhadas, com centros amarelos na folhagem da cenoura.
Fungo de oídio (Erysiphe spp. patógenos) é bastante fácil de notar, pois as plantas normalmente exibem crescimentos brancos e de algodão nas folhas e caules.
Doenças bacterianas
A mancha bacteriana das folhas é causada por Pseudomonas e Xanthomonas spp. Os primeiros sintomas são áreas amarelas nas folhas e caules que ficam marrons no meio. Sintomas avançados são estrias marrons nas folhas e caules que podem ter halos amarelos.
Doenças por Micoplasma
Aster amarelos é uma condição que inclui folhagem amarelada, crescimento excessivo de folhagem e um hábito de agrupamento das folhas. As raízes da cenoura também terão um sabor amargo.
Gestão de Doenças da Cenoura
Prevenir doenças da cenoura é mais fácil do que tratá-las. Se uma doença é causada por um patógeno fúngico ou bacteriano, depois que a doença ocorre, é difícil tratá-la.
- O manejo da doença da cenoura é um esforço multifacetado que começa com a escolha de um local com solo bem drenado. Um solo uniformemente úmido é bom para o crescimento saudável da cenoura, mas o solo encharcado que retém a água promove doenças de podridão nas raízes e nas coroas.
- Outro passo essencial no gerenciamento da doença da cenoura é a escolha de cultivares de cenoura resistentes a certas doenças.
- As doenças que afetam as cenouras, independentemente do patógeno, passam o inverno no solo e podem infectar a safra da próxima estação. Pratique a rotação de culturas, que é simplesmente plantar uma colheita diferente, como tomates, na mesma área em que você plantou cenouras no ano anterior. Se possível, não plante cenouras no mesmo local por pelo menos três anos.
- Mantenha as ervas daninhas afastadas, porque algumas doenças, como os amarelos das ásteres, são transmitidas por cigarrinhas, que são insetos que depositam seus ovos nas ervas daninhas próximas.
- Não se esqueça que as cenouras são culturas de estação fria, o que significa que muitos problemas ao cultivar cenouras acontecem se você tentar cultivá-las como uma estação de estação quente.
Se você usa produtos químicos para tratar doenças da cenoura, leia os rótulos dos produtos e siga todas as recomendações. A maioria dos controles químicos é preventiva, não curativa. Isso significa que eles geralmente controlam doenças se você as usar antes que a doença ocorra. Este é um método particularmente adequado para tratar doenças da cenoura, se você teve um problema no ano passado.
Algumas doenças que afetam a cenoura causam sintomas semelhantes a outras doenças, bem como problemas que não estão relacionados à doença. Portanto, se você usa controles químicos, é essencial que você tenha diagnosticado corretamente a causa de uma doença. Se você não tiver certeza se sua cenoura tem uma doença ou simplesmente um problema cultural, consulte o Serviço de Extensão local.
Deixe O Seu Comentário