Pragas comuns dos oleandros: dicas para o tratamento de insetos oleandros
Um dos favoritos dos jardineiros de clima quente, o Oleander (Oleandro de Nerium) é uma sempre-viva resistente que produz grandes quantidades de flores com cheiro doce durante o verão e o outono. O oleandro é uma planta resistente que floresce mesmo com a seca e o calor intenso, mas, infelizmente, o arbusto às vezes é predado por algumas pragas comuns de oleandros. Continue lendo para saber o que você pode fazer sobre pragas de oleandros.
Pragas de Oleandro da Lagarta
De todas as pragas do oleandro, a lagarta do oleandro é a mais prejudicial. A lagarta de oleandro é o estágio imaturo da mariposa de bolinhas, também conhecida como mariposa de vespa. As pragas, que tendem a se alimentar em grupos, fazem pequenos furos entre as veias das folhas e, em casos graves, podem arrancar completamente o arbusto, removendo todas as folhas e caules pequenos.
Embora o dano seja desagradável, uma planta estabelecida geralmente pode sobreviver ao ataque. No entanto, os danos causados pela lagarta oleandro podem enfraquecer a planta e torná-la mais suscetível a outras pragas do oleandro.
A boa notícia é que as lagartas - vermelho-alaranjado brilhante com tufos pretos proeminentes - são fáceis de detectar. Eles são grandes, medindo até 2 polegadas de comprimento. A maneira mais segura e eficaz de controlar lagartas de oleandro é simplesmente pegar as pragas manualmente e depois jogá-las em um balde de água com sabão.
Se a infestação for grave e as medidas de controle manual não funcionarem, o próximo passo pode ser a aplicação do bacillus thuringiensis (Bt), um controle biológico que matará as lagartas sem prejudicar mais borboletas e outros insetos benéficos. Os produtos à base de permetrina também são eficazes. No entanto, o controle pode exigir aplicações repetidas de Bt ou permetrina.
Se tudo mais falhar, um inseticida sistêmico pode ser necessário. No entanto, os produtos químicos devem sempre ser o último recurso.
Outras pragas comuns de oleandros
O oleandro às vezes é incomodado por insetos de escama, incluindo escamas blindadas e escamas macias. Escamas blindadas são pequenos insetos sugadores protegidos por uma cobertura plana e dura. Se você remover a cobertura, o inseto permanecerá na planta. As escamas macias são semelhantes, mas os pequenos insetos são cobertos por uma cobertura maior e mais arredondada. Ao contrário da balança blindada, a balança macia é anexada à praga.
Os pulgões são pragas de oleandros muito comuns que perfuram partes tenras das plantas e sugam os sucos doces. Embora você possa encontrar um ou dois pulgões em uma folha, as infestações graves consistem em massas de pragas, geralmente facilmente identificadas na parte inferior das folhas.
Os meandros são mais uma praga minúscula que prejudica os oleandros sugando os líquidos. As pragas, que tendem a se acumular em grande número, são evidenciadas por sua cobertura protetora - massas pegajosas de algodão vistas principalmente em caules ou juntas de folhas.
É importante saber como se livrar de insetos em oleandros, como escamas, pulgões e cochonilhas. Embora essas pragas comuns dos oleandros geralmente não matem uma planta saudável, uma grande infestação pode causar crescimento atrofiado e folhas amareladas que podem cair prematuramente.
Insetos benéficos, como pequenas vespas parasitas, joaninhas e amarras, ajudam a manter a escala, os pulgões e as cochonilhas sob controle. É por isso que o uso de inseticidas é uma péssima idéia: o veneno mata os insetos benéficos junto com as pragas. Sem os insetos benéficos, as pragas só voltam mais fortes, mais abundantes e cada vez mais difíceis de controlar.
O tratamento de insetos oleandros como esses geralmente é relativamente fácil usando óleo de horticultura durante a estação adormecida da planta ou logo após as pragas se tornarem ativas. Você também pode usar um sabão inseticida ou spray de óleo de nim. Aplicações regulares podem ser necessárias até você obter vantagem.
Um inseticida sistêmico pode ser necessário se outras medidas de controle falharem no controle de uma infestação grave.
Lembre-se de que uma planta saudável e bem cuidada é sempre mais resistente a pragas. Molhe, fertilize e poda conforme necessário.
Deixe O Seu Comentário