Doenças e pragas das bananeiras: solução de problemas que afetam as bananas
Bananeiras (musa spp.) são as maiores plantas herbáceas perenes do mundo. Cultivadas por seus frutos, as plantações de banana são meticulosamente gerenciadas e as árvores podem produzir por até 25 anos. Qualquer número de pragas e doenças da banana pode inviabilizar uma plantação bem-sucedida, no entanto, sem mencionar os problemas ambientais da bananeira, como clima frio e ventos fortes. Qualquer um dos problemas que afetam as bananas também pode afetar o jardineiro, por isso é importante aprender a identificar pragas e doenças da banana para poder cortá-las pela raiz. Continue lendo para saber mais.
Insetos de bananeira
Existem muitos insetos de bananeira que podem causar danos menores a uma única planta ou causar estragos em toda uma plantação. Algumas dessas pragas de banana também atuam como vetores de doenças. O controle de pragas nas bananas requer identificação precoce.
Pulgões-banana
Os pulgões da banana são um exemplo de uma praga que atua como um vetor de doença. Essas pragas são de corpo mole, sem asas e quase pretas. Uma infestação desses afídeos causa folhagem enrolada e enrugada. A praga também pode transmitir doença de banana bunchy top para a planta, resultando em margens folhosas cloróticas, folhas quebradiças e, como o nome sugere, um top de cachos.
A população de pulgões é frequentemente atendida por formigas, portanto, o controle da doença envolve o tratamento de formigas. Inseticidas, água com sabão e óleo de horticultura podem ajudar a mitigar a população de pulgões, mas se a planta já tiver doenças agudas, é melhor destruí-la. Não existem controles químicos para proteger contra a transmissão do topo de banana, portanto o único método de controle é impedir a transmissão livrando a planta dos pulgões. Isso ou planta cultivares menos suscetíveis.
Os pulgões também podem transmitir doença do mosaico da banana. Esta doença também se apresenta com manchas ou listras cloróticas na folhagem. A fruta será distorcida, às vezes também com riscos cloróticos. Se a banana sofrer um mosaico de bananas, é melhor destruí-la. Plante material livre de vírus da próxima vez, controle pulgões e remova plantas hospedeiras suscetíveis, incluindo ervas daninhas da árvore.
Gorgulhos de banana
Os gorgulhos da banana são pragas noturnas que retardam o crescimento das plantas e reduzem a produção de frutas. Eles atravessam os túneis, o que pode fazer com que as plantas murcem e tombem. Destruição eventual e morte de plantas a seguir. Trate a planta com pó de nim para reduzir sua população e aplique inseticida no momento do plantio para controlar os gorgulhos.
Escama de coco
A escama de coco não é apenas um problema de bananeira. Eles atacam muitos hosts, incluindo cocos. As escalas serão encontradas na parte inferior das folhas, bem como em outras áreas da bananeira, causando descoloração dos tecidos e amarelecimento da folhagem. O controle biológico, como a introdução de joaninhas, é o método de controle mais eficaz.
Tripes
Sabe-se que vários tipos diferentes de tripes infestam bananeiras e podem ser controlados com inseticidas, água e óleo com sabão.
Nematóides
Os nemátodes são um grande problema entre os plantadores de banana. Existem muitos tipos diferentes de nematóides, mas todos gostam de se alimentar de bananeiras. Os nematicidas, quando aplicados adequadamente, podem proteger uma colheita. Caso contrário, a terra deve ser deixada em pousio por até 3 anos.
Doenças das bananeiras
Às vezes, as doenças das plantas de banana são transmitidas através de pragas de insetos, mas nem sempre.
Murcha bacteriana de banana podem ser transmitidos por insetos, mas também por equipamentos agrícolas, outros animais e rizomas infectados. Os primeiros sinais de infecção são folhas amarelas que depois douram e morrem. Se a infecção ocorrer tardiamente na produção de frutas, os brotos secam e escurecem. A fruta amadurece cedo e desigualmente e a fruta infectada é marrom enferrujada. Desinfete o equipamento de jardim para evitar a propagação e remover o excesso de brotos masculinos. As plantas infectadas devem ser destruídas e substituídas por amostras livres de doenças.
Raia de folha preta, ou sigatoka negra, é uma doença fúngica promovida pela alta umidade. Os esporos são espalhados pelo vento. Os primeiros sinais são manchas vermelhas / marrons na parte inferior das folhas e manchas bordas escuras ou amarelas com um centro cinza. As superfícies das folhas acabam morrendo e os cachos de frutas não se desenvolvem adequadamente. As plantações usam aplicação de fungicida para controlar a sigatoka negra, aumentar o espaço entre as árvores para melhorar a circulação e remover as folhas que mostram sinais de infecção.
Podridão final do charuto é uma doença fúngica causada por fungos Verticillium ou Trachysphaera. No primeiro caso, as pontas da banana (dedos) enrugam e escurecem e começam a apodrecer. Neste último caso, as áreas apodrecidas ficam cobertas de esportes brancos, o que faz com que os dedos pareçam a ponta de cinza de um charuto defumado. Produtores comerciais removem flores infectadas, ensacam cachos de banana com polietileno perfurado e, se necessário, utilizam controle químico.
Doença de Moko é causada por uma bactéria, Ralstonia solanacearum, e resulta em folhas murchas cloróticas com o eventual colapso de todo o dossel e pseudostêm. Pode se espalhar por insetos ou interações humanas. Se houver suspeita de Moko, remova os brotos masculinos, esterilize as ferramentas de jardim e destrua as plantas infectadas e as vizinhas.
Doença do Panamá, ou murcha de fusarium, é outra doença fúngica que infecta raízes que, por sua vez, bloqueia a capacidade da planta de absorver nutrientes e água. A folhagem também é afetada e aparece como amarelecimento das folhas mais velhas, divisão das bainhas das folhas, murcha e eventual morte no dossel. É uma doença extremamente mortal que se espalha pelo solo, água de irrigação e rizomas infectados e é uma ameaça global à produção de banana. Não existe tratamento eficaz depois que as árvores foram infectadas; assim, eles devem ser removidos e destruídos.
Estes são apenas alguns dos problemas de pragas e doenças que afetam potencialmente as bananas. Seja vigilante e monitore as bananas quanto a sinais de infestação ou infecção. Selecione plantas livres de doenças, higienize o equipamento e deixe espaço entre o plantio para reduzir a umidade e permitir uma melhor circulação de ar para reduzir a chance de pragas ou doenças nas bananeiras.
Deixe O Seu Comentário