Tratamento da podridão radicular do Pythium - identificação da podridão do Pythium no cacto de tambor
Por: Bonnie L. Grant, agricultor urbano certificado
Uma das doenças mais complicadas dos cactos é a podridão de pythium. Geralmente afeta os cactos barril e pode ser difícil de detectar antes que seja tarde demais para salvar o cacto. Os sintomas da podridão do Pythium começam no nível do solo e geralmente começam nas raízes. Isso faz com que seja uma das doenças mais difíceis de diagnosticar os cactos, pois a maioria dos danos está no solo. Para adicionar insulto à lesão, o solo é o hospedeiro do patógeno. Se o solo estiver infectado, a planta certamente ficará doente. Não existem métodos eficazes de controle da podridão do pítio, mas alguma prevenção pode ser realizada.
O que é o Pythium Rot no Barrel Cactus?
Pythium é uma podridão mole interna que afeta cactos e muitos outros tipos de plantas. No cacto barril, ocorre quando as condições são úmidas, quando a planta está muito profunda no solo e quando o cacto sofre lesões. Por esse motivo, deve-se observar solo limpo e estéril e métodos de plantio adequados para impedir que o patógeno invada seu cacto.
Uma vez que a planta tem a doença, não há tratamento eficaz para a podridão radicular do pitio. O cacto é melhor removido e destruído. Existem, no entanto, tratamentos preventivos para espécies suscetíveis.
A doença provém de um organismo semelhante ao fungo transmitido pelo solo. Uma vez contaminadas as raízes, a doença avança no câmbio do cacto e, eventualmente, infecta toda a planta. Quando isso acontece, não há nada a ser feito e a planta deve ser descartada.
Existem várias espécies comuns de Pythium, cada uma com plantas favoritas. Embora a doença raramente seja encontrada em solo comercial, é fácil introduzir através de ferramentas contaminadas, panelas velhas e sujas e de atividades com animais. Até o uso de luvas de jardim sujas pode passar o patógeno para um solo fresco e estéril.
Sintomas de podridão de Pythium
A doença de Pythium é quase impossível de detectar até que seja tarde demais. Isso ocorre porque começa no solo nas raízes da planta. Se você remover a planta, poderá ver que as raízes são piegas, descoloridas e podres. A podridão de Pythium no cacto-barril também produzirá lesões marrons nas raízes.
Quando isso ocorre, a planta não consegue obter nutrição adequada e todo o núcleo começa a morrer. A doença progride para cima, desenvolvendo pontos fracos e deteriorando-se quando todo o caule fica amarelo. Se você observar a base da planta amarelando na linha do solo, ainda poderá salvá-la. Uma vez que o caule se torna mole, no entanto, o cacto é uma causa perdida. A podridão de Pythium em cactos é geralmente fatal.
Tratamento da podridão da raiz de Pythium
De todas as doenças dos cactos, esta é uma variedade particularmente insidiosa. Como não existem métodos adequados de controle da podridão do pítio, a melhor defesa é a prevenção.
Evite enterrar a planta no solo para a parte carnuda do caule. Se a planta for ferida na linha do solo, mantenha a água fora da área e deixe-a calar.
Os tratamentos preventivos podem ser aplicados por profissionais a amostras valiosas. Estes incluem mefanoxam e fosfito-Al. Tais tratamentos podem ser caros e com sua eficácia irregular.
As plantas em recipientes devem ter apenas solo estéril e todas as ferramentas precisam ser limpas antes de usá-las com o cacto. Com um pouco de cuidado e um pouco de sorte, você pode impedir que um cacto barril seja infectado e possivelmente perca esta bela planta.
Deixe O Seu Comentário