Usando amendoim para melhorar o solo - Quais são os benefícios de amendoim no solo
O amendoim é leguminosa e, como todas as leguminosas, tem a incrível capacidade de fixar nitrogênio valioso no solo. De um modo geral, quanto maior o teor de proteínas de uma planta, mais nitrogênio retornará ao solo, e os amendoins são embalados com proteínas, além de serem deliciosos, para que as culturas de cobertura de amendoim sejam uma vitória / vitória. Então, como exatamente as plantas de amendoim melhoram a fertilidade do solo e quais são os benefícios do amendoim no solo? Vamos aprender mais.
Como as plantas de amendoim melhoram a fertilidade do solo
O nitrogênio é um ingrediente chave na formação da matéria orgânica do solo. As culturas de cobertura de amendoim liberam nitrogênio no solo à medida que a planta se decompõe. Os microorganismos decompõem a planta e liberam o nitrogênio no solo à medida que morrem. A maioria dos resíduos de colheita contém muito mais carbono do que o nitrogênio e as bactérias do solo precisam de ambos. Melhorar o solo com o plantio de amendoim permite que cerca de 2/3 do nitrogênio fixo seja deixado no solo, que estará disponível para as safras do ano seguinte.
O uso de amendoim para melhorar o solo não apenas adiciona nitrogênio ao solo; há benefícios adicionais de amendoim no solo, como:
- aumentando a matéria orgânica
- melhorando a porosidade do solo
- reciclagem de nutrientes
- melhorar a estrutura do solo ou inclinação
- diminuição do pH do solo
- diversificação de microrganismos benéficos
- quebrando ciclos de doenças e pragas
Então, como você pode ver, o uso de amendoim para melhorar o solo tem muitos benefícios para o jardineiro.
Como plantar culturas de cobertura de amendoim
Embora você possa jogar algumas sementes de amendoim no jardim para aumentar sua capacidade de fixação de nitrogênio, é melhor inocular as sementes com a bactéria Rhizobium, disponível em pó. Um saco de meio quilo é suficiente para 45 kg de sementes de amendoim, mais do que o suficiente para a horta comum.
Despeje as sementes de amendoim em um balde antes do plantio. Umedeça-os com água não clorada. Mexa a semente para garantir que esteja uniformemente úmida. Polvilhe os inoculantes sobre as sementes e mexa para cobri-las completamente. Não se preocupe em adicionar demais, isso não prejudicará as sementes. Quando todas as sementes ficaram pretas, foram inoculadas. Se algumas sementes ainda estiverem pálidas, adicione mais inoculantes e continue mexendo.
Após o tratamento das sementes, prepare a área de plantio colocando 10 cm de composto na superfície. Trabalhe o composto no solo até uma profundidade de cerca de 15 cm.
Plante as sementes com 8 cm de profundidade, 20 cm de distância e em fileiras com 30 a 61 cm de distância. Quando as mudas de amendoim tiverem vários centímetros de altura, afine as plantas a 46 cm de distância, cortando as plantas mais fracas da base com tesouras.
Monte o solo ao redor da base das plantas de amendoim quando elas tiverem cerca de um pé de altura (0,3 m) para permitir que as vagens se desenvolvam e se espalhem no subsolo. Palha entre os montes para economizar água e retardar as ervas daninhas. Regue as plantas com uma polegada de água por semana, dependendo das condições climáticas.
Em 120 a 130 dias, seus amendoins devem estar prontos para a colheita; as folhas serão amarelas. Levante as plantas da cama com um garfo de jardim. Armazene a planta inteira em uma sala seca e bem arejada por duas semanas ou mais antes de remover o amendoim das plantas.
Devolva o restante das plantas de amendoim para o jardim e colha bem para colher os benefícios das plantas ricas em nitrogênio de volta ao solo.
Deixe O Seu Comentário