Raiz nua - como plantar uma planta de raiz nua
No final de um inverno rigoroso, a maioria dos jardineiros começa a sentir vontade de cavar as mãos em solo solto e cultivar algo bonito. Para diminuir esse desejo de dias quentes e ensolarados e plantas verdes luxuriantes, muitos de nós começam a planejar nossos jardins e a ler atentamente os viveiros ou catálogos de plantas. Com ofertas de primavera e preços on-line baixos, é fácil encher seu carrinho de compras. Quem é iniciante em jardinagem ou compra on-line pode não pensar em verificar os detalhes do produto para ver se as plantas são enviadas em vasos ou raiz nua. O que são plantas de raiz nua? Continue lendo para obter essa resposta, bem como informações sobre cuidados com as plantas com raízes nuas.
Sobre o plantio sem raízes
Ao fazer compras online, o que você vê nem sempre é o que recebe. Viveiros on-line e catálogos de plantas exibem fotos de plantas completas estabelecidas, mas nos detalhes do produto ou do envio geralmente é indicado se essas plantas são enviadas com raiz nua ou em recipientes com o solo. Os baixos custos de remessa geralmente indicam que as plantas têm raízes nuas porque são muito mais baratas de transportar.
As plantas de raiz nua são plantas perenes, arbustos ou árvores adormecidas. Essas plantas são cultivadas em viveiros normais, mas são desenterradas enquanto estão inativas. Eles são então preparados e embalados para serem enviados diretamente ao cliente ou aos centros de jardinagem, ou armazenados em unidades de geladeira até a hora de enviá-los.
Eles geralmente são embrulhados com musgo esfagno ou serragem ao redor das raízes para reter a umidade. As plantas de raiz nua de viveiros respeitáveis geralmente são enviadas apenas, dependendo do tipo de planta, no outono, no final do inverno ou no início da primavera, quando se espera que sejam plantadas no momento da entrega.
Como plantar uma planta de raiz nua
As plantas com raízes nuas devem ser plantadas em clima frio, do outono à primavera, dependendo da sua zona de resistência e do tipo de planta. Se você receber plantas com raízes nuas no momento em que não puder plantá-las no jardim, mantenha as raízes úmidas até poder plantá-las.
Você pode fazer isso umedecendo o material da embalagem ou envolvendo as raízes em uma toalha ou pano de papel molhado. Armazenar as plantas de raiz nua na geladeira também pode ajudar a preservá-las até a hora de plantá-las. Alguns jardineiros também podem optar por plantá-los temporariamente em recipientes até que possam ser plantados com segurança no jardim.
Ao plantar raízes nuas, é importante cavar o buraco antes de desembrulhar as raízes nuas de qualquer material de retenção de umidade em que estejam. Elas não devem ser expostas ao ar ou deixadas secar.
Cavar um buraco grande o suficiente para acomodar todas as raízes sem dobrá-las ou quebrá-las, depois monte o solo no centro do buraco em forma de cone. O centro das raízes e da coroa da planta fica nesse cone e as raízes ficam penduradas nas laterais.
Em seguida, encha um recipiente de tamanho apropriado com água e, em seguida, desembrulhe delicadamente as raízes e coloque-o na água de molho por uma ou duas horas.
Antes de colocar a planta de raiz nua no buraco, retire as raízes mortas, mas não retire as raízes vivas. Em seguida, coloque a planta no buraco para que a coroa da planta fique logo acima do nível do solo. Você pode ter que montar mais solo para conseguir isso. Espalhe as raízes ao redor e para baixo do monte de terra em forma de cone.
Enquanto segura a planta no lugar, encha novamente o buraco, pressionando levemente o solo a cada polegada ou duas para manter as raízes e as plantas no lugar. Nota: As árvores com raízes nuas podem precisar ser piquetadas pelo primeiro ano para mantê-las no lugar.
Regue bem a planta após o plantio. As plantas com raízes nuas devem folhear a primeira estação em que são plantadas.
Deixe O Seu Comentário