Fotossíntese de plantas brancas: como as plantas que não são verdes fotossintetizam
Você já se perguntou como as plantas que não são verdes fotossintetizam? A fotossíntese das plantas ocorre quando a luz solar cria uma reação química nas folhas e caules das plantas. Essa reação transforma dióxido de carbono e água em uma forma de energia que pode ser usada pelos seres vivos. A clorofila é o pigmento verde das folhas que capta a energia do sol. A clorofila aparece verde nos olhos porque absorve outras cores do espectro visível e reflete a cor verde.
Como as plantas que não são verdes fotossintetizam
Se as plantas precisam de clorofila para produzir energia a partir da luz solar, é lógico imaginar se a fotossíntese sem clorofila pode ocorrer. Outros fotopigmentos também podem utilizar o fotossintetizador para converter a energia do sol.
As plantas com folhas vermelho-arroxeadas, como os maple japoneses, usam os fotopigmentos disponíveis em suas folhas para o processo de fotossíntese das plantas. De fato, mesmo as plantas verdes têm esses outros pigmentos. Pense em árvores de folha caduca que perdem as folhas no inverno.
Quando o outono chega, as folhas das árvores de folha caduca param o processo de fotossíntese das plantas e a clorofila se decompõe. As folhas não aparecem mais verdes. A cor desses outros pigmentos se torna visível e vê belos tons de amarelo, laranja e vermelho nas folhas de outono.
Há uma pequena diferença, no entanto, na maneira como as folhas verdes capturam a energia do sol e como as plantas sem folhas verdes são submetidas à fotossíntese sem clorofila. As folhas verdes absorvem a luz solar de ambas as extremidades do espectro de luz visível. Estas são as ondas violeta-azul e avermelhada-laranja. Os pigmentos em folhas não verdes, como o bordo japonês, absorvem diferentes ondas de luz. Em níveis baixos de luz, as folhas não verdes são menos eficientes na captação da energia solar, mas ao meio-dia, quando o sol está mais claro, não há diferença.
Plantas sem folhas podem fotossintetizar?
A resposta é sim. Plantas, como cactos, não têm folhas no sentido tradicional. (Seus espinhos são na verdade folhas modificadas.) Mas as células do corpo ou "tronco" da planta do cacto ainda contêm clorofila. Assim, plantas como cactos podem absorver e converter energia do processo solar através do processo de fotossíntese.
Da mesma forma, plantas como musgos e hepáticas também fotossintetizam. Musgos e hepáticas são briófitas, plantas que não possuem sistema vascular. Essas plantas não possuem caules verdadeiros, folhas ou raízes, mas as células que compõem as versões modificadas dessas estruturas ainda contêm clorofila.
As plantas brancas podem fotossintetizar?
As plantas, como alguns tipos de hosta, têm folhas variadas com grandes áreas de branco e verde. Outros, como o caládio, têm principalmente folhas brancas que contêm muito pouca cor verde. Os áreas brancas nas folhas dessas plantas conduzem a fotossíntese?
Depende. Em algumas espécies, as áreas brancas dessas folhas possuem quantidades insignificantes de clorofila. Essas plantas têm estratégias de adaptação, como folhas grandes, que permitem que as áreas verdes das folhas produzam quantidades suficientes de energia para sustentar a planta.
Em outras espécies, a área branca das folhas realmente contém clorofila. Essas plantas mudaram a estrutura celular de suas folhas para que pareçam brancas. Na realidade, as folhas dessas plantas contêm clorofila e usam o processo de fotossíntese para produzir energia.
Nem todas as plantas brancas fazem isso. A planta fantasma (Monotropa uniflora), por exemplo, é um perene herbáceo que não contém clorofila. Em vez de produzir sua própria energia do sol, rouba energia de outras plantas, como um verme parasita rouba nutrientes e energia de nossos animais de estimação.
Em retrospecto, a fotossíntese das plantas é necessária para o crescimento das plantas e para a produção dos alimentos que ingerimos. Sem esse processo químico essencial, nossa vida na Terra não existiria.
Deixe O Seu Comentário