Requisitos de luz para plantas de sombra: Horas máximas de sol para plantas de sombra
Combinar os requisitos de luz de uma planta com as áreas sombreadas do jardim pode parecer uma tarefa simples. No entanto, raramente as áreas sombreadas do jardim se encaixam perfeitamente nas definições de sol parcial, sombra parcial e sombra total. Árvores e edifícios projetam sombras que se movem ao longo do dia, dificultando a determinação do número real de horas de luz solar para as plantas de sombra.
Determinando os requisitos de luz da planta de sombra
Além das sombras que se movem sobre a paisagem todos os dias, a quantidade e a intensidade da luz de uma determinada área recebem mudanças ao longo dessas temporadas. Com o tempo, os canteiros de flores também podem ficar mais sombrios à medida que as árvores crescem ou ficam mais macias quando as árvores são aparadas ou removidas.
O cultivo de plantas sombreadas ao sol pode resultar em folhas chamuscadas e crescimento deficiente. Se não for corrigido, isso pode levar à perda da planta. Se você estiver vendo esses sinais, talvez seja hora de mudar ou dar mais sombra à planta. Aqui estão alguns métodos que os jardineiros podem usar para medir a quantidade de luz que uma determinada área do jardim recebe:
- Medidor de luz - Pelo preço do jantar para dois em um restaurante modesto, os jardineiros podem comprar um medidor de luz para ler a quantidade de luz solar que uma área recebe em um período de 24 horas.
- Observação - Praticamente sem dinheiro, os jardineiros podem dedicar um dia para monitorar a luz no jardim. Basta desenhar uma grade do jardim e registrar a cada hora se cada área está ensolarada ou sombreada.
- Aplicativo de telefone - Sim, existe um aplicativo para isso. Basta baixar um dos aplicativos do medidor de luz para o seu telefone e seguir as instruções on-line.
Quanto sol as plantas de sombra podem tolerar?
Depois de determinar a quantidade de luz solar que o jardim recebe, é hora de corresponder os requisitos de luz das plantas desejadas aos canteiros individuais. Para fazer isso, vamos definir os seguintes termos:
- O sol pleno é considerado seis ou mais horas de luz solar direta por dia. Não precisa ser de seis horas contínuas, mas a luz precisa ser direta, sol pleno.
- Sol parcial refere-se a quatro a seis horas de luz solar direta por dia.
- As plantas de sombra parcial requerem apenas duas a quatro horas de luz solar por dia, mas essas horas não devem ser meio-dia quando a luz do sol está na intensidade máxima.
- A sombra é para plantas que requerem menos de duas horas de luz solar por dia. Isso pode incluir luz filtrada ou manchada que atravessa as copas das árvores ao longo do dia.
Embora essas definições forneçam diretrizes para a colocação de plantas no jardim, elas não incluem necessariamente a intensidade da luz solar. Ao corresponder os requisitos de luz solar a áreas específicas do canteiro, considere também a hora do dia em que a luz direta do sol atinge esses pontos.
Muitas plantas designadas para condições solares parciais não toleram mais de seis horas do sol da manhã ou da noite, mas mostram sinais de queimaduras solares quando expostas à mesma quantidade de sol do meio-dia. A latitude também pode afetar a intensidade do sol. Quanto mais próximo do equador, mais intensa a luz do sol.
Por outro lado, plantas que adoram sombra podem não receber luz adequada nas sombras de um objeto sólido, como um edifício. No entanto, a mesma planta pode prosperar sob luz filtrada. Essas plantas também podem se sair bem quando recebem mais de duas horas de luz solar muito cedo pela manhã ou tarde do dia.
Deixe O Seu Comentário